07/06/2017 14:46, por Kissila Natanaela Jerônimo Vasconcelos. Fonte: Trilhos Online
CNPA discute diretrizes com presença do secretário da Pesca e do deputado Cleber Verde
Questões como seguro-defeso, transferência para o Mdic e recadastramento foram abordadas

O presidente da Confederação Nacional dos Pescadores e Aquicultores (CNPA), Walzenir Falcão, juntamente com representantes de diversas Federações de Pescadores, se reuniram na tarde dessa terça-feira (06/07) com o deputado federal Cleber Verde (PRB/MA) e o secretário nacional da Pesca, Dayvison Franklin de Souza. Na pauta, o pagamento do seguro-defeso, a Medida Provisória 782/2017, o recadastramento no sistema nacional, além de outras demandas do setor.

Daniel Cardoso

Aproveitando a presença do deputado Verde, Falcão contou que a MP 782 - que transfere o setor pesqueiro para o Ministério da Indústria e Comércio (Mdic) - é fruto do empenho do parlamentar. "Queremos parabenizá-lo como guerreiro, como uma pessoa que valorizou a categoria, que insistiu nessa questão", ressaltou o presidente da CNPA.

Cleber Verde, que também é presidente da Frente Parlamentar de Defesa da Pesca, explicou que a MP precisa ser votada, isto é, ela não pode caducar. Segundo ele, o momento é de acionar os deputados e senadores para explicar do que se trata a medida e unir a categoria em torno de um objetivo comum.

"O importante, peço aos senhores, é acionar os senadores do seu estado para falar da 782. Se estivermos unidos, me refiro à pesca artesanal, industrial, esportiva, e se acionarmos os políticos, nós podemos voltar à condição de ministério. Procurem os líderes dos partidos na Câmara, não é preciso conversar com os 513 parlamentares. Procurem os líderes do Senado, assim a mensagem será transmitida a todos os senadores", disse Verde.

Presidente da Federação dos Pescadores e Aquicultores do Estado de São Paulo (FEPEASP), Edivando Soares de Araújo, contou que a classe vê a boa vontade do secretário nacional da Pesca, mas que nas bases os pescadores precisam de respostas.

"Precisamos de um retorno para levar para os nossos pescadores. Defendo o secretário, que nunca nos pediu que fizesse isso porque vemos o esforço dele nessa luta. Só esqueceram de dar uma caneta para ele assinar" disse Araújo.

Dayvison Franklin explicou que o importante é "arrumar a casa". De acordo com ele, não adianta fazer um trabalho agora e no futuro tudo o que foi feito não funcionar.

"Vamos estruturar a casa, fazer mudanças, reunir um grupo de trabalho para cuidar do recadastramento. Para resumir, precisamos agora é de resultado, de prática. Conto com a ajuda da CNPA, todas as federações e diversas entidades que querem ser ouvidas. Vamos fortalecer o setor", afirmou o secretário nacional da pesca.

Walzenir Falcão agradeceu a presença de todos e solicitou ao secretário que fosse firmado um termo de cooperação técnica entre a CNPA e a secretaria. Prontamente atendido pelo secretário, que disse que irá estudar os detalhes do documento.

Voltar
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO
contato.cnpabrasil@gmail.com